quinta-feira, 9 de abril de 2009

Congresso brasileiro pesa muito no bolso da população. Eles valem tudo isso?

De acordo com um levantamento feito pela Transparência Brasil sobre os Orçamentos do Legislativo federal em 11 outros países(Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Itália, México e Portugal), só o Congresso norte-americano é mais caro que o brasileiro, mas ainda assim pesa menos no bolso de cada cidadão do país.

Desconsiderando a produção legislativa dos nossos ilustres congressistas, ou melhor, do nosso Poder Executivo (que gosta mesmo é de socar Medida Provisória no C... Nacional), nossos excelentíssimos parlamentares evidênciam uma grave falha: a aversão ao trabalho.

O estudo da Transparência Brasil Como são nossos parlamentares revela que, em 2007, os 499 deputados federais que integram alguma comissão daquela casa faltaram, em média, a 28% das sessões. Como bem destaca o estudo, são nas comissões temáticas que os projetos legislativos são analisados e discutidos.

Dentre os parlamentares que têm grande dificuldade de exercer seus mandatos, alguns se destacam: Jader Barbalho(PMDB-PA), integrante da Comissão de Ciência e Tecnologia, não compareceu a nenhuma das reuniões em 2007; Fernando Diniz (PMDB-MG), Henrique Alves (PMDB-RN), Onyx Lorenzoni (DEM-RS) e Rodrigo Maia (DEM-RJ), cada um deles faltou a mais de 90% das reuniões das comissões a que pertencem.

Talvez devessemos pegar parte dos 20 milhões gastos com indenizações a título de ressarcimento de viagens realizadas por estes nobres trabalhadores e mandá-los pra .......


Com tanto dinheiro gasto em viagens seria suficiente para cada um dos 513 deputados percorrer de avião quase 190 mil quilômetros, ou cerca de 5 voltas em torno da Terra - cuja circunferência é de cerca de 40.000 quilômetros.

Nenhum comentário: